Ir para o conteúdo

Transcrição

00:04

Ser líder e mãe Gosto desta.Ser líder e mãe vs. ser mãe da equipa.

00:14

Muito bem.Há uma frase que me disse uma empresária que admiro muito, que tem uma grande empresa de cosmética.

00:20

Quando ia ser mãe, disse-me: "Nuria, as melhores trabalhadoras que tenho..." "Eu contrato sempre mães, porque são muito organizadas e sei que aquilo que me disserem que vão fazer, fazem mesmo." Acho que tinha razão.

00:29

Porque, no fim, as mães temos muito pouco tempo.E o tempo que temos tem de ser passado com os nossos filhos.

00:35

Fez-me ver tudo de.... Às vezes pintam-nos a ideia de que a mãe,quando entra na fase laboral, se retira e pronto.

00:42

Acho que não. Pelo menos a mim ajudou-me bastante a perceber que a gestão do tempo tem de ser ainda mais eficaz do que eu já tentava fazer sem, evidentemente, me tornar a mãe da equipa.

00:54

É verdade que isso também te dá,ou pelo menos a mim aconteceu-me, uma visão mais empática para compreender as pessoas com outros pontos de vista, sobretudo quando também têm filhos e percebes que precisam de tirar as suas horas, etc.

01:07

Mas a parte da organização, por exemplo,e da gestão do tempo, que com a Factorial fazemos muito,e a flexibilidade de poderes sair para a creche ou o que for,acho que é uma coisa que te dá também melhores competências de organização.

01:21

E, sim, no fim vejo-o agora como uma vantagem.Dirias que, ao ter já uma equipa com algumas mães,isso lhe confere um caráter mais eficiente e mais focado na sua missão?

01:34

Sim, acho que a responsabilidade...No fim, tens uma responsabilidade dentro da empresa,que são os teus objetivos, mas também tens uma responsabilidade fora da empresa, que é a família.

01:43

Então, as pessoas que no fim têm essas responsabilidades e, por exemplo, às cinco tens de ir buscar o teu filho,então sabes que às quatro tem de estar tudo terminado ou...

01:53

Bem, acho que sim.É verdade que na minha equipa há mais pais do que mães.

01:59

Mas sim.